Teatro documentário e documento histórico.

Plantando Bem
2 min readAug 31, 2018

--

Teatro documentário e documento histórico.

Para entendermos oque é teatro documentário temos que antes entender oque representa um documento.

Foto Jacques Le Goff

Jacques Le Goff, discutiu a questão do documento como fonte histórica.

Para ele, a fonte serve como um documento para estudar a historia, não apenas a oficial, mas sim, para entender todos os diversos fatos autenticos do passado, seja em documentos, livros de historia,etc.

O historiador para Goff, portanto, é aquele que interpreta e analisa os fatos, estabelecendo uma historia das formas de representação das sociedades.

Assim, o documento não é uma fonte neutra, más sim, uma construção social.

Primeiros Experimentos no Teatro Documentário.

A peça, A morte de Danton (1835), escrita por Georg Buchner, é considerada uma das primeiras experiências com documentos históricos, na construção de uma dramaturgia teatral.

Essa peça é baseada em documentos refentes à morte de Georges Jacques.

O primeiro encenador a nomear o teatro documentário foi o alemão Erwin Piscator. Impressionado com as habilidades de captura e reprodução de imagens em movimento, trazidas pelo surgimento do cinema no sec XX, Piscator utilizou amplamente os registros audiovisuais em seus espetáculos, para "comprovar a veracidade histórica dos fatos".

A primeira encenação baseada em documentos de Piscator, especialmente em filmes, foi a Peça Apesar de Tudo!, em 1925. Peça que discutia e apresentava os acontecimentos da Revolução Alemã.

Piscator desenvolve uma dramaturgia fragmentada, com colagens de documentos audiovisuais e textos diversificados.

Então....

Teatro documentário. O teatro documentário ou teatro de não-ficção é a forma swteatral em que a "característica principal é o uso de documentos, fatos e memórias como fontes primárias para a elaboração de um espetáculo cênico".

--

--